Ação da Cidadania anuncia criação do Selo Betinho

Direitos Humanos
Compartilhar

A Ação da Cidadania criou recentemente o Selo Betinho, que tem como objetivo certificar as 26 capitais do país e o Distrito Federal quanto à promoção de políticas capazes de promover a segurança alimentar da população, monitorar o comprometimento dos atuais governantes para que alcancem as metas determinadas e retirar o Brasil do Mapa da Fome.

Betinho fundador da ONG que combate a fome Ação Cidadania/ Imagem: divulgação ONG Ação Cidadania

 

A Ação da Cidadania criou recentemente o Selo Betinho, que tem como objetivo certificar as 26 capitais do país e o Distrito Federal quanto à promoção de políticas capazes de promover a segurança alimentar da população, monitorar o comprometimento dos atuais governantes dessas capitais para que alcancem as metas determinadas e retirar o Brasil do Mapa da Fome.

Para a ONG, o monitoramento e reconhecimento da sociedade civil é uma forma de avaliar o comprometimento dos atuais governantes no combate à fome. Hoje, a insegurança alimentar é realidade em 27,6% dos lares no país, segundo o IBGE.

O Selo reconhecerá as boas práticas, o que diz respeito ao fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da proposição de políticas públicas, incluindo ações emergenciais e a transparência dessas ações em todas as esferas. A proposta visa incentivar que as cidades desenvolvam ações concretas e permanentes, de modo que sejam modelos a serem seguidos por outras capitais.

“A insegurança alimentar ainda é presente na vida de 64 milhões de brasileiros, a maioria crianças e mulheres, segundo pesquisa do IBGE. É direito deles terem o à comida boa, variada e com dignidade. Nunca foi tão urgente avançar em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no país”, afirma Ana Paula Souza, gerente de Advocacy da Ação da Cidadania.

Para receber o Selo Betinho, as cidades devem cumprir com pelo menos 36 metas baseadas nas propostas da Agenda Betinho, um documento criado pela Ação da Cidadania com recomendações para o combate à fome e à insegurança alimentar a nível municipal, estadual e federal. A agenda é como um guia com sugestões de políticas públicas para erradicar a fome.

O Selo tem duração de 1 ano, podendo ser renovado. Já foi iniciado o processo de verificação das metas nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Belém, Distrito Federal, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Fortaleza, São Luís, Manaus e Palmas.

 

Ação da Cidadania

Em 1993, Betinho mobilizou a sociedade para a missão de tirar 32 milhões de pessoas da fome. É com essa inspiração que a ONG segue lutando há mais de 30 anos. A Ação da Cidadania é uma ONG que une forças para garantir a todos o direito a uma alimentação adequada, combinando ações práticas e políticas. Para conhecer seu trabalho clique aqui!

 


Compartilhar