Fundo doará R$ 2,8 milhões para fortalecer e reconstruir comunidades afetadas pelas chuvas no RS
Editais
Quase três meses se aram desde que fortes chuvas assolaram o Rio Grande do Sul e o estado ainda enfrenta desafios para reconstrução, principalmente no setor de infraestrutura. Para apoiar na superação das barreiras, o Fundo Casa Socioambiental lançou a chamada de projetos Reconstruir RS– Apoio à Resiliência Climática e Reconstrução Comunitária, para fortalecer e reconstruir comunidades afetadas. Serão apoiados 70 projetos, cada um com até R$40 mil.
A chamada apoiará iniciativas locais que promovam a resiliência climática e a recuperação sustentável. São três linhas de ação: iniciativas comunitárias, que apoiam ações socioambientais de recuperação econômica e meios de subsistência, utilizando conhecimentos locais e novas tecnologias; agricultura familiar e agroecologia, que envolvem a restauração de sistemas de produção de alimentos sustentáveis, sistemas alimentares agroecológicos e segurança alimentar; e restauração florestal, focada na recuperação da mata ciliar, recuperação do solo , proteção de nascentes e recomposição de bacias hidrográficas, com ênfase para espécies nativas dos biomas do RS. Ações transversais de auxílio psicológico e saúde mental podem ser inseridas em todas as linhas de apoio, incluindo cuidados na perspectiva do bem viver e práticas integrativas de saúde.
As inscrições vão até o dia 03 de setembro pelo link https://casa.org.br/chamadas/reconstruir-rs-apoio-a-resiliencia-climatica-e-reconstrucao-comunitaria/
As enchentes de 2024 destruíram infraestruturas, também ameaçaram a segurança alimentar e a saúde das comunidades. Em resposta, o Fundo Casa Socioambiental está mobilizando recursos e apoio financeiro direto para iniciativas locais que promovam a resiliência climática e a recuperação sustentável.
“No Sul, sabemos da existência de uma grande diversidade de projetos comunitários e coletivos que sofreram perdas significativas. Esperamos que, com as doações, as Associações possam se reestruturar e se restabelecer rapidamente, permitindo que apoiem suas comunidades na reconstrução de tudo o que foi perdido”, destaca Cristina Orpheo, diretora executiva do Fundo Casa Socioambiental, que reforça a importância das organizações na mitigação de impactos das tragédias. “Existem inúmeros exemplos em curso de práticas de economia de baixo carbono, como a agroecologia, os sistemas agroflorestais, e a geração descentralizada de energia, sempre fundamentados no conhecimento coletivo e na valorização dos saberes tradicionais e ancestrais em harmonia com o meio ambiente. No entanto, essas organizações precisam de o a recursos flexíveis para fortalecer ainda mais o tecido social, permitindo que se tornem agentes transformadores capazes de ampliar e consolidar essas iniciativas, promovendo um impacto positivo e permanente em suas comunidades”, afirma.
Serviço
Para participar, as organizações interessadas devem ar o site do Fundo Casa Socioambiental e seguir as orientações disponíveis no formulário de inscrição. O prazo final para submissão das propostas é 03 de setembro de 2024. Mais informações estão disponíveis em https://casa.org.br/chamadas/reconstruir-rs-apoio-a-resiliencia-climatica-e-reconstrucao-comunitaria/
Fundo Casa Socioambiental
Com 19 anos de história, é uma organização dedicada à promoção da sustentabilidade ambiental e justiça social no Brasil. Apoiando diversas iniciativas da sociedade civil, o Fundo Casa se compromete a fortalecer comunidades locais e de base e promover um desenvolvimento sustentável.