Instituto Phi se torna signatário do Pacto Global da ONU

Direitos Humanos
Compartilhar

O Instituto Phi se junta ao Pacto Global da ONU, comprometendo-se com 10 Princípios Universais e reforçando seu papel na promoção de práticas responsáveis em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Foto: Instituto Phi | Divulgação.

O Instituto Phi acaba de se tornar signatário do Pacto Global da ONU no Brasil, uma iniciativa global que convoca organizações a alinhar suas operações e estratégias a 10 Princípios Universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Esta adesão marca um o significativo na trajetória de sustentabilidade da organização, que agora se compromete a relatar anualmente seu progresso em relação a esses princípios.

Lara Saboya, coordenadora istrativa do Instituto Phi, expressou a satisfação da equipe com a nova parceria: “Estamos entusiasmados em nos tornar membros dessa rede e assumir mais esse compromisso com o futuro. Aproveitamos para convocar lideranças de todos os setores para também se posicionarem. Com menos de dois mil dias restantes para atingirmos as metas da Agenda 2030 da ONU, a escala de desafio é sem precedentes e requer que todos, incluindo governos, tomadores de decisão, empresas, investidores, sociedade civil e academia trabalhem juntos para acelerar as mudanças.”

Luiza Serpa, fundadora e diretora-executiva do Instituto Phi, estará no nosso programa de rádio Perspectiva dessa semana falando sobre a importância do terceiro setor para a sociedade democrática. O programa está disponível aqui, em 20/08

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes em 65 redes locais, o Pacto reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações da sociedade civil em 101 países, tornando-se a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. No Brasil, o Pacto Global foi lançado em 2003 e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os projetos no país abrangem temas como água e saneamento, alimentos e agricultura, energia e clima, direitos humanos e trabalho, anticorrupção, engajamento e comunicação.

As empresas interessadas em aderir ao Pacto Global podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.

Os 10 princípios do Pacto Global:

Direitos Humanos

  • As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
  • Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

  • As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
  • A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
  • A abolição efetiva do trabalho infantil.
  • Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

  • As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
  • Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
  • Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção

  • As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

A adesão do Instituto Phi ao Pacto Global da ONU enfatiza a importância crescente de práticas corporativas responsáveis no terceiro setor, ao promover uma abordagem integrada que fortalece a sustentabilidade e a transparência. Este compromisso também colabora diretamente para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em particular, reforça os ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Ao adotar essas diretrizes, o Instituto Phi avança na construção de um setor mais justo e sustentável, alinhando-se às metas globais para um futuro melhor.

Sobre o Instituto Phi

O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazerem de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em 10 anos, o Phi já apoiou mais de 1.800 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$ 211 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 2,8 milhões de pessoas.


Compartilhar