Edital fomentará organizações lideradas por mulheres negras
EditaisO edital Programa Malunga, realizado pelo Fundo Agbara, abre inscrições para sua edição em Salvador (BA), oferecendo formação e e financeiro para organizações lideradas por mulheres negras. Inscrições até 12 de agosto.

O Programa Malunga é uma iniciativa do Fundo Agbara, que combina e financeiro e formação técnica e política para fortalecer organizações sociais lideradas por mulheres negras, promovendo seu desenvolvimento sustentável a longo prazo.
Agora em sua segunda edição, o Programa Malunga | Fortalecendo Coletivas Negras está com inscrições abertas para quem atua em Salvador (BA), oferecendo uma oportunidade de formação e e financeiro para lideranças de mulheres negras na região. O edital prevê a seleção de 40 coletivas, associações, instituições, ONGs, OSCIPs e demais organizações lideradas por mulheres negras para uma jornada formativa com foco no desenvolvimento institucional e na sustentabilidade dessas organizações a longo prazo.
O processo seletivo irá selecionar 40 organizações para participar de cinco encontros online que abordarão temas essenciais para o fortalecimento institucional de coletivas sociais. Entre as selecionadas, 15 organizações terão a oportunidade de participar de uma formação complementar presencial e ainda receberão um aporte financeiro que varia entre R$ 10.000,00 e R$ 25.000,00.
Podem se inscrever coletivas formalizadas ou não formalizadas, que estejam em atividade há pelo menos um ano e que consigam comprovar sua atuação por meio de documentos, fotos, relatos narrativos ou outros materiais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 12 de agosto de 2024.
As interessadas devem ar o link https://bit.ly/inscricoesmalunga para preencher o formulário de inscrição. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected], com retorno garantido em até 24 horas, em dias úteis e horário comercial. Para mais informações, e o edital disponibilizado dentro da nossa Central de Editais.
O Programa Malunga, ao promover esta iniciativa, reforça seu compromisso com o fortalecimento das lideranças negras e a promoção da justiça social no Brasil, contribuindo para os ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades), e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Sobre o Fundo Agbara
O Fundo Agbara, palavra yorubá que significa potência, é uma organização sem fins lucrativos e de impacto social cuja missão é promover a dignidade humana, equidade racial e de gênero, proporcionando o a direitos econômicos para mulheres negras em todo o Brasil. É o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil, e nasceu em setembro de 2020 com o propósito de apoiar mulheres negras em todo o país – o grupo demográfico mais impactado pela crise econômica gerada pela pandemia.