Rede Comuá lança guia sobre Filantropia e Comunicação Comunitária no Brasil
Cultura de DoaçãoPublicação destaca como a filantropia pode fortalecer iniciativas de comunicação local, ressaltando o papel das mídias comunitárias no desenvolvimento democrático e oferecendo orientações práticas para investidores e doadores.

A Rede Comuá lançou no mês de junho a publicação “Filantropia e Comunicação Comunitária: Caminhos para o Fortalecimento da Comunicação por Direitos no Contexto da Sociedade Civil no Brasil”. Com 65 páginas, o documento explora como a filantropia pode apoiar e fortalecer iniciativas de comunicação local, destacando o papel central das mídias comunitárias no desenvolvimento democrático das comunidades brasileiras.
O relatório ressalta os desafios enfrentados pelo jornalismo independente e pela comunicação comunitária, particularmente no que diz respeito à sustentabilidade política e econômica. Muitas organizações financiadoras, inclusive aquelas focadas em direitos humanos, ainda não têm essa linha de apoio como prioridade estratégica.
Entre os motivos para apoiar essas iniciativas, a publicação destaca a importância de combater os desertos de notícias e a desinformação, promover a pluralidade de vozes e fortalecer os ecossistemas locais de informação.
A publicação, de Diego Cotta e Renata Saavedra, em parceria com a Rede Comuá, analisa a relação entre mídias comunitárias e filantropia no Brasil, explorando como esses ecossistemas podem fortalecer suas parcerias. A Rede Comuá espera que essas reflexões inspirem novas ações e alianças para fortalecer a comunicação comunitária democrática e libertadora. e o material completo e gratuito aqui.
Ao incentivar a filantropia e a colaboração entre investidores, doadores e organizações comunitárias, a publicação promove parcerias eficazes e mobiliza recursos adicionais para apoiar a comunicação comunitária, fortalecendo a capacidade de implementação dos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Sobre a Rede Comuá
A Rede Comuá é um espaço que reúne fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) independentes, que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário.
Fonte: Gife.