Febre maculosa, a doença do carrapato

No ano ado, o estado de São Paulo registrou 62 casos de febre maculosa – doença do carrapato; das pessoas que contraíram a doença, mais da metade morreram. Neste ano, a doença avançou, até junho foram registrados 49 casos da doença do carrapato.
Segundo o site do Ministério da Saúde, o diagnóstico da doença do carrapato – a febre maculosa é muito difícil, principalmente durante os primeiros dias que o paciente tem a doença; isso porque os seus sintomas se confundem como os da leptospirose, dengue, hepatite viral, salmonelose, encefalite, malária, meningite, sarampo, lúpus e pneumonia.
Para refletir sobre Febre Maculosa, a doença do carrapato, reprisamos no Brasil ODS desta quinta-feira (22/02), o programa com Beatriz Rossetti Ferreira, veterinária e docente da Escola de Enfermagem de Riberão Preto – USP; e Jaques Sztajnbok, médico especialista em terapia intensiva, chefe da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Também contamos com a participação de Gabriela Chabbouch, especialista em Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Brasil ODS – Observatório na rádio Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.