Projeto promove iniciação à informática e redes sociais para 60+
O Instituto Burburinho Cultural está com inscrições abertas para o projeto pioneiro Lab60+; a formação gratuita oferece letramento digital para pessoas acima dos 60 anos

O Instituto Burburinho Cultural, em parceria com a BASF, realiza iniciativa de combate ao etarismo e promove a alfabetização digital para a população 60+ com o projeto Lab60+, apresentando as principais ferramentas tecnológicas, indispensáveis no mundo de hoje. As aulas começam no dia 13 de maio e terão a duração de três meses, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Vila Paulista. As inscrições gratuitas para 36 vagas estão abertas para o projeto, e devem ser feitas no próprio local; o único pré-requisito para participar é ter 60 ou mais anos.
O curso é dividido em quatro módulos e neste período o aluno receberá a alfabetização digital, através do contato com programas que compõem os sistemas operacionais de computadores e celulares, além de noções básicas para o uso de redes sociais.
O projeto é uma das 12 iniciativas selecionadas pela BASF em 2024, por meio do Edital Conectar para Transformar, dedicado a ações de impacto social e ambiental no Brasil, Chile e Argentina; também contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco nas áreas de educação científica, empregabilidade, educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. A ação recebe apoio da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá.
Segundo estudo da Fundação Seade sobre trabalho para idosos, 24% das pessoas com 60 anos ou mais estavam trabalhando em 2022 no Brasil. No Estado de São Paulo, essa porcentagem chegou a 26%. Os dados confirmam que está em permanente transformação a postura do mercado de trabalho quando a questão é a idade, destacando a importância do letramento digital para essa parcela da população.
Jornada digital
Durante os módulos do projeto, os participantes arão pelo letramento digital. Inicialmente, os alunos vão aprender os princípios básicos da informática, incluindo digitação, uso do mouse, programas, navegação na internet e noções de hardware. No segundo módulo, serão abordadas as funcionalidades dos celulares, como touch screen, sistema Android, aplicativos e internet.
Já as redes sociais e suas ferramentas serão os temas abordados no terceiro módulo, que ensinará como fazer postagens, fotos, filtros, reels, stories e as configurações do perfil. Encerrando o projeto, na etapa final, os participantes receberão orientações de cidadania digital, como auxílio para cadastro em sites governamentais, por exemplo, o GOV.BR, portal fundamental para facilitar o o a serviços públicos, além de orientações de prevenção contra golpes na internet.
A Burburinho Cultural é uma organização sem fins lucrativos, que completa 18 anos em 2024, sempre atuando em planejamento, gestão e realização de projetos culturais, tanto no campo da arte e do entretenimento, quanto em projetos de impacto sociocultural, educativo e econômico.
A BASF combina o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social; a empresa química alemã propõe ampliar o impacto positivo da instituição ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócios.
Serviço
Lab60+: Curso de introdução à informática, aplicativos e redes sociais para adultos a partir de 60 anos.
Início das aulas: 13 de maio de 2024
Público: adultos com 60 anos ou mais.
Inscrições: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Bairro: Vila Paulista (SP). Cep. 12521-010
Para mais informações, e o site do instituto.