Dia de Doar chega à 10ª edição promovendo a cultura de doação
Cultura de DoaçãoO Dia de Doar 2023 é promovido nesta terça-feira (28/11) e promete grandes novidades e inovações para aproximar a população de uma cultura mais solidária.

Por Redação.
Criado nos Estados Unidos com o nome #GivingTuesday (que significa “terça-feira de doação”), o Dia de Doar chega à sua 10ª edição no Brasil. A ideia do movimento é gerar uma corrente solidária e aproximar a população brasileira da cultura de doação. No ano ado, a iniciativa gerou mais de 4,5 milhões de reais para as organizações da sociedade civil.
O projeto do Dia de Doar ou por diversas mudanças desde a sua primeira edição, e esse ano, tivemos algumas inovações marcantes para o evento. Além da iluminação laranja para homenagear o evento em diversos monumentos importantes ao redor do país – como o Cristo Redentor –, o movimento ganhou uma música de trilha sonora, produzida pelo Seadi, artista sorocabano e uma hashtag (#) para unir os conteúdos nas redes sociais.
Em 2016, o Dia de Doar alcançou mais de 9 milhões de pessoas. 5 anos depois, em 2021, ele já impactava 23 milhões, graças à popularização da iniciativa no Terceiro Setor. O evento vem se superando a cada ano e as expectativas é que esse ano seja um sucesso ainda maior do que nas outras edições.
A mobilização do Dia de Doar também foi tema do programa de rádio, Perspectiva, produzido pelo Observatório do Terceiro Setor, que realiza e apoia as ações do movimento; os convidados foram Ana Lúcia Amstalden, Líder Municipal do Dia de Doar em Piracicaba e Fernando Nogueira, Líder do Dia de Doar e Diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Segundo Ana Lúcia Amstalden, a ideia do Dia de Doar vai para além da importância do evento em si, o movimento tem o intuito de gerar uma corrente de solidariedade, gerando um impacto na vida de cada um para que o ato de doar – seja ele em forma de bens, de tempo ou de dinheiro – vire algo recorrente.
A liderança e a mobilização do Dia de Doar é feita pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e pelo Movimento por uma Cultura de Doação; a ação conta com a participação de diversas organizações em todo o Brasil.
Para se inspirar e saber sobre as diversas ações realizadas por todo o Brasil, e o mapa no site do movimento e conheça as organizações do terceiro setor, ONGs, sociedade civil e empresas engajadas.
A iniciativa está alinhada com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda ONU 2030, já que fomenta uma sociedade mais sustentável e igualitária em todas as suas faces e esferas.