Dia de Doar 2023 traz novidades e inovações na comunicação
Cultura de DoaçãoO Dia de Doar 2023 acontecerá em 28 de novembro, iniciativa promove a generosidade e a cultura de doação no país.
Por Redação.
O Dia de Doar 2023 acontecerá em 28 de novembro com a proposta de promover a generosidade. A campanha é desenvolvida visando a criação de um vínculo entre a população, organizações e instituições que trabalham no terceiro setor, além de mobilizar as pessoas a caminharem em direção a um país e uma cultura mais solidária. A liderança e a mobilização deste dia é feita pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação.
O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos em 2012 com o o nome #GivingTuesday (que significa “terça-feira de doação”), e veio para o Brasil no ano seguinte, em 2013. Atualmente, a campanha acontece em mais 85 países e é datada logo em seguida de datas comerciais focadas no consumo, como a Black Friday.
O Observatório do Terceiro Setor conversou com Carolina Farias, que é a liderança do Dia de Doar para saber qual a perspectiva para o movimento deste ano.
“As expectativas é que a gente possa aumentar a quantidade de pessoas que estejam participando, pessoas que estão falando sobre o dia de doar, pessoas impactadas com a mensagem. Ano ado foram 28 milhões de pessoas alcançadas e hoje a gente tem uma meta de chegar em 35 milhões.”
A ideia da equipe organizacional para a iniciativa é que a cada ano os números de arrecadações – sejam em forma de dinheiro, de roupas, comidas, alimentos ou tempo – aumentem e se superem. No Dia de Doar 2022, foram arrecadados mais de 4,5 milhões de reais para as organizações da sociedade civil e a quantidade de doações acumuladas vem crescendo de forma bastante significativa nos últimos anos. Em 2020, foram reunidos 2 milhões de reais, o dobro do arrecadado em 2019. Durante o período da pandemia, em 2021, mais de 2,3 milhões de reais foram doados de forma virtual e o número dobrou na campanha do ano seguinte.
Uma das maiores novidades deste ano foi o lançamento de uma campanha de comunicação gratuita para as empresas e organizações brasileiras que tenham interesse em participar do movimento. “A gente tem um mês de planejamento para todas as organizações do Brasil que queiram participar e com essas ferramentas a gente espera que o número de pessoas impactadas pelas redes sociais cresça”, disse Carolina.
No dia 28 de novembro, diversos monumentos e estátuas – como por exemplo o Cristo Redentor – serão iluminados pela cor laranja, para comemorar o Dia de Doar.
Carolina Farias também reiterou a importância de falar e compartilhar com familiares, amigos e conhecidos sobre o Dia de Doar. “Faça uma doação, compartilhe com a hashtag #DiaDeDoar e leve essa mensagem à frente, convide outras pessoas a se tornarem doadoras”.
“Compartilhar o que você está fazendo é uma grande iniciativa porque você mostra a outras pessoas que estão perto de você que também é possível, que não precisa ser milionário para ser doador, que não precisa ter muito, que você pode ajudar com o que você tem.”
A liderança e a mobilização do Dia de Doar é feita pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e pelo Movimento por uma Cultura de Doação; a ação conta com a participação de diversas organizações em todo o Brasil.
O Dia de Doar está completamente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Agenda ONU 2030, fomentando uma sociedade mais sustentável e igualitária.