10 dicas de como captar recursos no Terceiro Setor
A tarefa de arrecadar fundos é uma das mais difíceis, mas também mais necessárias para a sobrevivência das organizações
Um dos maiores desafios das organizações não governamentais é conseguir recursos para continuar ou ampliar seus projetos. Diante da difícil situação financeira no nosso país, tanto as pequenas instituições quanto as grandes estão com algumas dificuldades para arrecadar fundos.
Para apontar alguns caminhos, o Observatório preparou uma lista com 10 dicas de captação de recursos para que a sua ONG consiga crescer e contribuir com a sociedade e o Terceiro Setor.
- Planejamento
O primeiro o para conseguir arrecadar dinheiro é ter um planejamento estratégico. Saber quanto dinheiro é necessário para a instituição funcionar durante um determinado período, ficar atento à contabilidade e construir uma estratégia de marketing e comunicação são exemplos de ações essenciais para uma boa gestão. Cada detalhe deve ser pensado e discutido entre os gestores da entidade, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A partir da análise da situação da ONG é que se inicia o processo de planejamento para a captação de recursos.
- Editais
Muitas empresas privadas, nacionais ou internacionais, negócios sociais e fundações estão sempre abrindo portas para financiar projetos que contribuam com a sociedade. Alguns editais são temáticos, selecionando projetos específicos. Esses temas variam muito de acordo com o objetivo da empresa responsável pelo financiamento, como por exemplo, direitos humanos, cultura e sustentabilidade. Em nosso site você encontra diversos editais e pode ver qual o melhor para inscrever um projeto da sua instituição. Os prêmios são quase sempre valores altos, e podem ser em outras moedas, como dólar e euro. (saiba mais sobre editais aqui).
- Eventos
Realizar um evento pode parecer mais gasto do que captação, mas não é bem assim. Qualquer ação da sua instituição pode virar uma apresentação para quem é voluntário e para quem deseja ser. Um show musical, apresentação de dança, feira gastronômica, projetos que envolvam os assistidos da organização são sempre bem-vindos ao terceiro setor. Para arrecadar fundos, pode ser feita a venda de convites e até mesmo a criação de bazares.
- Financiamento coletivo
As ferramentas de financiamento coletivo online, ou crowdfunding, têm ganhado cada vez mais força não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Existem diversos sites para esse tipo de captação, as taxas istrativas variam de um para o outro, mas continua sendo uma das melhores opções para captar recursos. A plataforma kickante é a maior nessa categoria aqui no Brasil, mas existem outras como vakinha, catarse e juntos.com.vc.
- Campanhas de doação
Para realizar uma boa campanha de doação, é necessário o planejamento de comunicação, aquele citado lá no primeiro tópico. Elementos como redes sociais, site e vídeo institucional demandam tempo e devem receber atenção quando se trata de campanha. Para se ter uma ideia, só no Facebook são mais de 1,5 bilhão de usuários, sendo quase 100 milhões só no Brasil. Aproveite a tecnologia que temos hoje e que avança mais a cada dia para usá-la a favor da imagem da sua instituição.
- Notas fiscais
A doação através das notas fiscais é um processo simples e que depende unicamente da decisão do consumidor. Porém, esse serviço só está disponível para as ONGs cadastradas nos programas Nota Fiscal Paulista e Nota Paraná. Atualmente já existe um aplicativo onde o consumidor consegue fotografar a nota e fazer sua doação através de um aplicativo em seu smartphone.
- Doadores individuais
Invista na busca por doadores individuais, para que a ONG não dependa somente de auxílio do governo ou patrocínio de grandes organizações. Deve existir uma relação de amizade entre o doador e a entidade, pois não adianta ele doar apenas uma vez e depois deixar de lado. Aqui nós relembramos a importância de uma estratégia de marketing e comunicação, para manter a relação com o doador e conseguir divulgar a causa para conseguir mais doadores.
- Apoio de fundações e empresas
Muitas empresas privadas e fundações estão dispostas a investir em projetos sociais, não só em editais como no segundo tópico dessa lista, mas também como patrocinadores. Ao apresentar um projeto para um possível investidor é necessário que esteja bem escrito, bem planejado e que os gestores acreditem na causa que estão defendendo. A força argumentativa e o conhecimento do seu “produto” são essenciais.
- Facilidade no processo de doação
Ferramentas práticas que demandem menos tempo de quem tem interesse em fazer uma doação atraem mais pessoas. Sites com botão de doação e aplicativos para celular, por exemplo, são formas simples de doar. Ofereça esse tipo de opção para as pessoas que querem contribuir para a sua ONG.
- Diálogo direto na rua
Ás vezes parece chato ser abordado na rua por alguém que queira fazer uma pesquisa ou pedir doação. E pode ser difícil abordar várias pessoas na rua que estão na correria do dia a dia e muitas vezes am reto por você. Mas esse método ainda possui eficácia. Para se ter uma ideia, pessoas que se tornam doadoras a partir do diálogo direto (também chamado de face-to-face) tendem a permanecer doando para a instituição por oito anos, em média, segundo o empreendedor social Michel Freller. Essa técnica é bastante usada por instituições grandes, como UNICEF e Greenpeace.
*Dica bônus: Seja transparente, preste contas
Um dos maiores motivos para muitas pessoas não doarem é a falta de confiança nas instituições. Para mostrar sua credibilidade, disponibilize planilhas e textos explicativos de prestação de contas em seu site, mostre para o doador onde o dinheiro dele está sendo aplicado. Isso faz total diferença para garantia de confiança e lealdade de quem fará uma doação.
23/05/2017 @ 11:29
[…] Existem diversas maneiras de captar recursos, o Observatório fez uma lista com algumas das opções que podem ajudar a sua ONG. […]
26/05/2017 @ 10:34
[…] Existem diversas maneiras de captar recursos, o Observatório fez uma lista com algumas das opções que podem ajudar a sua ONG. […]
24/04/2018 @ 01:19
Bom dia!
Por favor, quero saber se vocês proporcionam ou indicam cursos para formação de Captadores de Recrursos?
Obrigada
Maria Ivone
24/04/2018 @ 11:22
Bom dia, Maria Ivone.
Nós indicamos que você dê uma olhada nos sites da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos (http://captadores.org.br/), da plataforma Captamos (http://captamos.org.br/) e da Rede Filantropia (https://www.filantropia.ong/capacitacoes/todos-os-cursos).
Abraço.
10/08/2018 @ 20:38
Nos temos uma associação de catadores de material reciclavel . a um ano com 10 associados e com cnpj e temos o tereno de mil metros quadrados. So presizamos construir o pavilhao e nao temos recurso como nos conseguimos ajuda.
11/08/2018 @ 15:14
[…] Por Nathalia Di Oliveira em Observatorio3setor […]
05/10/2018 @ 17:10
Boa noite, eu estou acriar uma associacao para ajudar criancas,mais nao tenho fundos como conseguir ajuda?
03/02/2019 @ 01:43
Tenho um bom espaço em Araraquara Sp. Gostaria de abrir uma ong para animais, mas não tenho recursos, como faço para conseguir patrocinadores para a causa animal??
14/03/2019 @ 22:15
Uma ONG pode promover campanhas de arrecadação de recicláveis para gerar fundos com a venda desse material!?
19/11/2019 @ 23:15
Temos um trabalho voluntario ha 10 anos e somente agora resolvemos oficializar criando um Instituto. Gostaria de saber como proceder após a oficialização do Instituto ( que devera acontecer em menos de 15 dias), para pe
dir a Policia Federal, A Policia Civil, A Receita Federal, Veiculos apreendidos, mantimentos e objetos apreendidos em operações. Qual a melhor forma de nos cadastrar para quando tiverem esses objetos, nós estarmos pronto?
24/01/2020 @ 15:06
Boa noite. Nao farei comentario e sim apresentacao. sou membrp de uma ONG na sua fase embrionaria. Nao teem nada, mas dispoem de proposito e ambicioso programa de acao virado para a protecao do meio ambiente e dos direitos humanos. a ONG chama-se AJADS= Acao de Justica Ambiental e Desenvolvimento Sustentavel situada em Angola Africa. gostaria imenso ter o respondendo este email para fornecer-vos mais detalhes. muito obrigado. Jerry Simao. telemovel+244923529356 / +244915918816
08/05/2020 @ 09:57
Tenho uma ONG que acolhe mulher grávida abandona pelos maridos mulher carente que não tem condições de se sustenta sozinha durante a gestão
08/05/2020 @ 09:58
RGS ALVORADA RUA TIJUCA 164 BAIRO TIJUCA
08/05/2020 @ 10:00
[email protected] RGS ALVORADA Bairro Tijuca Rua TIJUCA 164
08/05/2020 @ 10:03
Gostaria de fazer alguma coisa pra ajudar essas mulheres abandona .. porque fui abandona quando eu tive meu primeiro filho ..elas precisam de amor respeito e muita ajuda
03/11/2020 @ 12:14
Nós somos da Associação “Voluntários Mão Amiga do Cabo de Santo Agostinho”, em Pernambuco. Localizada na Rua VL Quinze, S Dois, º 47 – Praia Enseada dos Corais – Cabo de Santo Agostinho-PE cep: 54.590-000., Já funcionários de fato a mais de 10 anos, fazendo construção de casas com equipes voluntárias para as pessoas com pouco recurso para construir ou arrumar sua casa, ambiente de trabalho, Jardim, Fossa, Encanamento, serviços elétricos e etc. Damos aulas de reforço para a Criançada e para os adolescente. Promovemos Feira Artesanais e Gastronômicas ( Feirinha de Orgânicos do A Ver Navios, Comedoria de Quintal ), e etc. Estamos com o nosso CNPJ 32.475.305/0001-46 desde 21/112/2018., e estamos buscando orientação de como devemos buscar recursos para melhorar o nosso atendimento a População de nosso bairro, como;
Conseguir uma Ambulância para Socorrer os mais necessitados.
Agradeço desde já a ajuda.
Marcondes Sabino