Museu, Fábricas e Oficinas: veja a programação cultural de julho, em SP
CursosProgramação conta com oficinas gratuitas direcionadas a diversos públicos, com temáticas distintas e são opções para famílias no período das férias

As instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realizam, no mês de julho, cursos e oficinas com foco em diversas áreas, como arte, fotografia, dança e até mesmo audiovisual, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.
A oficina “Férias no Museu”: Todos os sábados do mês de julho o Museu da Imigração oferecerá oficinas e atividades recreativas para as crianças além de contações de histórias; Datas: 1, 8, 15, 22 e 29/07, dás 11h às 16h, mais informações no site.
O Museu das Culturas Indígenas realizará o “Férias na Tava” atividades com Mestres de Saberes do MCI: Jogos educativos, brincadeiras indígenas, cantos e danças. Será nas datas: 8, 9, 16, 22, 23, 29 e 30/07, das 10h às 12h; das 14h às 16h. Dia 09 somente às 10h; serão 30 vagas, sem inscrição prévia, mais informações no site.
Para seu primeiro aniversário, o Museu das Culturas Indígenas também conta com uma programação recheada de atividades culturais, como exibição de filmes, oficinas, feira de artesanato e apresentações. Serão realizados nos dias 01/07 e 02/07, das 15h às 17h. Serão 20 vagas, inscrições e mais informações no site.
O MIS, Museu da Imagem e do Som, apresenta a Maratona Infantil, na qual toda a família poderá aproveitar atividades gratuitas por todo o museu com contação de histórias, oficinas, música e diversão. Será realizado no dia 30/07, das 10h às 17h, mais informações no site.
A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano realizará um curso de Orientação musical; participantes serão conduzidos pelo método de aprendizagem musical desenvolvido pelo americano Edwin Gordon. Será nos dias 11/7 a 25/7 – às terças-feiras, das 15h às 17h, Inscrições feitas no dia, 30 vagas disponíveis. Mais informações no site.
A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano também contará com Ateliê aberto de pintura, para pessoas interessadas em pintura utilizarão pincéis e tintas para explorar a paisagem inspirada em seu próprio cotidiano e assim, representar livremente de maneira autoral sua criação artística. Será nos dias 5/7 a 26/7 – terças-feiras e quartas-feiras, das 10h às 12h, inscrições feitas no dia, 56 vagas disponíveis. Mais informações no site.
A Oficina Cultural Alfredo Volpi irá realizar a Oficina de audiovisual: Self-tape e interpretação. Nesta oficina serão oferecidas as ferramentas necessárias ao ator para que ele possa criar suas apresentações e cenas, ando por todas as etapas de realização, conforme o mercado pede como resultado final. O formato será online pela plataforma Zoom, nos dias 11/7 a 29/8 – terças-feiras, das 19h às 21h30, Inscrição ´pelo site, serão 15 vagas. Mais informações no site.
A Oficina Cultural Oswald de Andrade realizará a Oficina de fotogravura, curso referente aos processos de transferência de pigmento sobre placas de cobre para a obtenção de imagens que fundem aspectos da gravura em metal e da fotografia. Será presencial nos dias 13/7 a 31/8, das 18h às 21h, inscrição pelo site. Mais informações aqui
A Fábrica de Cultura Sapopemba realizará oficina de Desenho e criação de impressora 3D. Nesta oficina, o público poderá transformar a sua imaginação em realidade com o poder do desenho e criação de objetos utilizando uma impressora 3D. Será realizado nos dias 07 e 15/07, às 10h e 15h. Mais informações no site
A Fábrica de Cultura Sapopemba também fará oficina sobre o jogo montanha russa nos óculos VR. Nesta oficina, ocorrerá uma aventura emocionante que combina a adrenalina das montanhas-russas com a imersão dos óculos de realidade virtual. Será nos dias 14 e 20/07, às 10h e 15h. Mais informações no site.
Para o interior do estado também acontecem eventos, como a Oficina de “Procedimentos Dramatúrgicos em Processos Cênicos e Performáticos”; esta oficina desenha um panorama de procedimentos dramatúrgicos contemporâneos que disparam e articulam, de forma híbrida e irreverente, a construção da poética do espetáculo. Uma viagem que atravessa as experiências pregressas que permitem também uma melhor compreensão dos aprendizados, procedimentos e legados das gerações anteriores de criadores teatrais para nós que aqui estamos em pleno século XXI, assim como, uma projeção do que pode vir a ser o teatro. Será nos dias 10,12,17 e 19/7, online pela plataforma Zoom, dás 14h às 16h, Inscrições pelo site.
E acontecerá o Quintal de Criar: Uma Vivência Com Adultos. Por meio de exposição teórica, rodas de conversa e experimentação prática, os participantes irão compartilhar reflexões críticas sobre caminhos para preparar propostas artísticas convidativas e entender maneiras efetivas na condução de tais práticas e preparação dos espaços, de modo que as crianças estejam no centro de tais processos. Será nos dias 4,5 e 6/7, 18h30 às 20h30, Online pela plataforma Zoom, inscrições pelo site.
Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 da ONU, sendo os ODS 4 e 10, que dizem respeito a educação de qualidade e redução de desigualdades.