Observatório do Terceiro Setor estimula a cultura de doação no Brasil

Cultura de Doação
Compartilhar

Durante uma live com o fundador do Razões Para Acreditar, Vicente de Carvalho, o diretor do Observatório do Terceiro Setor, Joel Scala, destacou os compromissos da plataforma de comunicação no combate às desigualdades

Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

Em 2023, o Observatório do Terceiro Setor adotou um novo modelo de aproximação com a sociedade e organizações da sociedade civil. Além de mostrar a importância do terceiro setor para a população, uma das missões do Observatório é criar uma cultura de doação no país. Por isso, iniciativas de pequenas e médias ONGs ganharão cada vez mais destaque no portal.

“Há 10 anos, temos olhado para o terceiro setor, contado as histórias, falado dos personagens e divulgado iniciativas que fazem o terceiro setor girar. Selecionamos as iniciativas e transformamos em reportagens que procuram engajar a sociedade”, conta Joel Scala, durante a live com Vicente de Carvalho, fundador da plataforma Razões para Acreditar.

O terceiro setor alerta o governo para problemas sociais e sugere políticas públicas para combater as desigualdades no país. Durante a pandemia, o trabalho do terceiro setor ganhou mais visibilidade. “Se observou que, através do terceiro setor, foi possível atender uma parcela da população que sofre com as desigualdades”.

Joel explica que é necessário criar uma cultura de doação no Brasil, para despertar na sociedade a vontade de doar, semanalmente ou mensalmente, para um projeto social. “A desigualdade do país não vai acabar em um estalar de dedos. O que foi doado na pandemia precisa continuar. Um dos propósitos do Observatório é estimular esse trabalho constantemente, a solidariedade que já percebemos que existe tem que ser capitalizada pelo terceiro setor”.

Um dos projetos apoiados pelo Observatório que contribui para a redução das desigualdades é realizado pela ReUrbi. A recicladora urbana recebe equipamentos de TI e telecomunicações que seriam descartados, os transforma em computadores Remakker e os vende por um preço abaixo da média ou doa em comodato para organizações sociais.

Além disso, em 2018 e 2019, o Observatório realizou um ciclo de palestras profissionalizantes para desenvolver o terceiro setor. A iniciativa contou com o apoio da FIPE e Fundação Salvador Arena, e levou informações relevantes as pequenas e medias organizações, para que elas pudessem ampliar seus projetos.

Organizações interessadas em estabelecer parcerias ou divulgar seu trabalho no Observatório podem entrar em contato através do [email protected] e enviar sua sugestão.

 


Compartilhar