Projeto social usa esporte para impedir que jovens voltem para o crime
O Esporte Legal, da Instituição do Homem Novo, une práticas esportivas e dinâmicas psicossociais para integrar jovens em conflito com a lei

Por Ana Clara Godoi
Cerca de 21% dos presos no Brasil voltam ao crime em até 1 ano, segundo um estudo do Departamento Penitenciário Nacional em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em busca de contribuir com fatores que minimizem a reincidência do ato infracional de jovens, a Instituição do Homem Novo (ITN) atende e apoia adolescentes em conflito com a lei.
Uma das principais iniciativas da organização é o Esporte Legal, um projeto social que une a prática esportiva à dinâmicas psicossociais. A iniciativa visa a redução da reincidência criminal, promoção de oportunidades e melhorias na saúde física e mental, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a prevenção da violência e uso de drogas.
“Acreditamos fielmente que esses jovens que cometeram atos infracionais podem ter seus valores ressignificados a partir do esporte e atividades psicossociais, que estimulam a reflexão sobre si como ser social”, afirma Urbano von Paumgartten, coordenador do ITN.
Para Urbano, a prática esportiva proporciona a sensação de pertencimento a um grupo, o que pode contribuir para a integração dos jovens. ”Além disso, as dinâmicas psicossociais podem promover a reflexão sobre valores, ética e cidadania, incentivando o desenvolvimento de habilidades sociais e a participação ativa na comunidade”.
As atividades são ministradas por professores de educação física e psicólogos, e os temas abordados estão relacionados ao universo do jovem, como a família, liberdade, identidade e historicidade. As pessoas atendidas recebem uniformes para o treino, chuteira e todo o material didático necessário para que a atividade ocorra. Também são oferecidas garrafas para hidratação, agasalhos para atividades externas e em dias de frio, e uniforme para inter-núcleos e competições.
As ações do Instituição do Homem Novo (IHN) estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 e 10, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem saúde e bem-estar e redução das desigualdades. A organização já atendeu mais de 5 mil adolescentes e conta com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínios de diferentes empresas.