Mudanças Climáticas

Um estudo sobre mudanças climáticas, realizado por cientistas do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelou que nos litorais do Espírito Santo, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a frequência de ocorrências diárias de extremos de temperatura e das ondas de calor aumentou ao longo dos últimos 40 anos – com um crescimento de 188%, 100% e 84%, respectivamente. O aumento de ondas de calor e de frio tem vários impactos na sociedade, que vão desde o desconforto térmico até o crescimento de incêndios florestais, problemas de saúde e da mortalidade de animais, plantas e dos seres humanos, especialmente idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A realidade compromete o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 13, da Agenda de 2023 da ONU, que diz respeito à ação contra a mudança global do clima.
Para refletir sobre Mudanças Climáticas, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (04/05), o professor da Universidade Federal de São Paulo e representante brasileiro na UNESCO para Cultura Oceânica, Ronaldo Christofoletti.
Também contamos com a participação da cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 e coordenadora geral da Gestos, Alessandra Nilo, e da especialista em ODS e Desenvolvimento Local, Gabriela Chabbouh.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.