Câncer infantil: organização oferece casa para pacientes durante tratamento
Além de oferecer acomodação, transporte e alimentos para os pacientes de câncer infantil, o Instituto Ronald McDonald capacita profissionais da saúde para o diagnóstico precoce da doença

Por Ana Clara Godoi
Metade da população mundial não tem o a todos os serviços essenciais de saúde. Quando se trata de câncer infantil, mais de 80% dos pacientes iniciam o tratamento quando já estão em fase avançada da doença. Para transformar essa realidade, o Instituto Ronald McDonald oferece e para pacientes e capacitação para profissionais e estudantes da área da saúde.
O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, quando diagnosticados precocemente, 80% dos pacientes podem ser curados.
“Trabalhamos diariamente com o propósito de impulsionar e promover um amanhã mais saudável e com maiores oportunidades para todos, com o aos melhores serviços de saúde. Nossa ideia é trabalhar para que mais crianças cheguem ao hospital no estágio inicial da doença, diminuindo os custos para o tratamento e aumentando as chances de cura. Por isso, investimos no programa Diagnóstico Precoce”, explica o superintendente institucional e fundador do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves.
O Diagnóstico Precoce capacita profissionais e estudantes da saúde, aumentando o nível de conhecimento sobre sinais e sintomas de detecção do câncer. Nas localidades em que profissionais foram capacitados pela iniciativa, houve um aumento de 23% nos encaminhamentos de crianças e adolescentes com suspeita de câncer para um serviço especializado. Além disso, o tempo entre a suspeita e o diagnóstico da doença diminuiu em 61%.
Outro programa de destaque do Instituto é a Casa Ronald McDonald, espaço que oferece, de forma gratuita, acomodação, alimentação, apoio psicossocial e transporte para crianças e adolescentes em tratamento de câncer e suas famílias. Ao todo, são sete unidades pelo Brasil, mantidas por meio de doações e ajuda de voluntários.
O Instituto Ronald McDonald é uma organização do terceiro setor que, há quase 24 anos, atua no desenvolvimento de saúde e bem-estar de crianças, jovens e suas famílias, com foco no combate ao câncer infanto-juvenil. As ações da instituição contribuem diretamente para o ODS 3, meta da Agenda 2030 da ONU que promove saúde e bem-estar para toda a população.