Inclusão de pessoas com deficiência é destaque em desfile de Carnaval

Compartilhar

Com enredo “Da Inclusão à Superação. Todos Somos Iguais. Sou um Campeão”, a escola de samba Camisa 12 leva a luta pela inclusão de pessoas com deficiência para desfile de Carnaval neste sábado (11) no Anhembi

Luta pela inclusão
Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

A luta pela inclusão de pessoas com deficiência será enredo da escola de samba Camisa 12 neste Carnaval. Desenvolvido pelo carnavalesco Delmo Morais e pelo diretor artístico Claudio Cebola, o enredo tem como título “Da Inclusão à Superação. Todos Somos Iguais. Sou um Campeão” e visa dar visibilidade à causa. O desfile acontece neste sábado (11), no Grupo de o 2 dos desfiles no Anhembi.

Cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 24% da população. Para o defensor público federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Sociais, é de extrema importância que a luta pela inclusão social de pessoas com deficiência ganhe cada vez mais espaços, a fim de levar maior conscientização às pessoas; além de cobrar mais iniciativas do poder público por soluções que facilitem o dia a dia dessa população.

André Naves faz questão de elogiar a torcida corintiana por sua luta ativa pela inclusão social e por maior ibilidade nos estádios de futebol. “A torcida do Corinthians merece aplausos. Sempre na defesa da democracia e da inclusão social! E a escola de samba Camisa 12, nascida na torcida corintiana, ao trazer um samba-enredo sobre inclusão social e paradesporto, reforça a importância da luta pela inclusão! Além dos impactos causados pelas limitações físicas ou psíquicas, a exclusão social de pessoa com deficiência traz consequências desastrosas. A falta de ibilidade na mobilidade urbana, por exemplo, muitas vezes tira o ânimo de sair de casa porque a pessoa já prevê as dificuldades que enfrentará. Queremos ver mais atitudes como essa da escola Camisa 12 nas redes sociais, novelas, em toda a nossa sociedade”, declarou.

A iniciativa contribui para o alcance do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 10, meta da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a redução das desigualdades.


Compartilhar