Água potável e saneamento

O o à água e ao saneamento é fundamental para a dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental. É por isso que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 da Agenda 2030 da ONU é “garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos”.
No Brasil, dados do Ranking do Saneamento 2022, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, revelam que aproximadamente 35 milhões de pessoas não têm o à água potável e 100 milhões estão sem o à coleta de esgoto. Por outro lado, o mesmo instituto estima que 40% da água se perde nos sistemas de distribuição antes mesmo de chegar às residências. Esse desperdício seria o suficiente para abastecer 66 milhões de pessoas e acabaria com o déficit do o à água no país.
Para refletir sobre água potável e saneamento, reprisamos no Brasil ODS desta quinta-feira (16/02), Mariana Clauzet, bióloga com pós-doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 com foco na elaboração do Relatório Luz no ODS 6, e integrante do Instituto Água e Saneamento (IAS); e Ricardo Hirata, professor titular do Instituto de Geociências da USP, diretor do Centro de Pesquisas de Água Subterrânea da USP e vice-presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS).
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado