Violência política e policial

Ao longo da primeira metade de 2022, a violência política deixou 40 mortos no Brasil, aponta levantamento feito pelo Observatório da Violência Política e Eleitoral da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Apesar da violência policial ainda ter taxas preocupantes, houve uma queda de 30% no número de pessoas mortas pela polícia em São Paulo de 2020 para 2021. Especialistas acreditam que esta queda foi motivada pela instalação de câmeras nos uniformes dos Policiais Militares na cidade.
Para falar sobre violência política e policial, recebemos no programa Perspectiva desta terça-feira (27/09), a mestre e doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Ariadne Natal; e o sociólogo, diretor e editor-chefe do jornal Le Monde Diplomatique Brasil e colunista do Observatório do Terceiro Setor, Silvio Caccia Bava.
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Marilia Castelli | Unsplash