Trabalho e informalidade

Segundo retrato do trabalho informal no Brasil, conduzido pelo Instituto Veredas, quase 20 milhões de pessoas sobrevivem de “bicos”, o equivalente a 60% das 32,5 milhões que trabalham informalmente no país. Uma pesquisa realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sobre empresarização do comércio popular indica instabilidade e precarização de trabalhadores.
A realidade compromete o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8, da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito a trabalho decente e crescimento econômico.
Para refletir sobre trabalho informal no Brasil, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (04/08), Adriana Marcolino, socióloga no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e consultora em temas relacionados ao mundo do trabalho; e Felipe Rangel Martins, sociólogo, pesquisador de estudos urbanos e sociologia do trabalho.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil