Moradia e Mobilidade Urbana

O Brasil enfrenta graves problemas de moradia e mobilidade, principalmente em seus grandes centros urbanos. Recentemente, Recife foi palco de uma tragédia decorrente de fortes chuvas, que fez mais de 120 vítimas e deixou mais de 9 mil pessoas desabrigadas. No entanto, a história se repete em todo o país: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo… Essa realidade costuma penalizar mais a população de baixa renda, que não tem o à habitação com estrutura e segurança.
Por outro lado, a falta de o à mobilidade pode afetar até mesmo a busca por emprego, como demonstra uma reportagem feita na favela de Heliópolis, em São Paulo, pela Agência Mural. Mais uma vez, é a população periférica que sofre com a falta de estrutura das cidades.
Para refletir sobre moradia e mobilidade urbana, recebemos, no programa Perspectiva desta terça-feira (07/06), Socorro Leite, arquiteta e urbanista com mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e atuante na área de direito à cidade e moradia adequada; e Luiz Carlos Néspoli (Branco), engenheiro civil e superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil