Turma da Mônica cria sua primeira personagem surda

Compartilhar

Primeira personagem surda da Turma da Mônica se chama Sueli, é fã de esportes e foi criada em parceria com a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão

Sueli, primeira personagem surda da Turma da Mônica
Foto: Divulgação

Por Ana Clara Godoi

A Turma da Mônica acaba de lançar sua primeira personagem surda, Sueli. A personagem, fã de esportes, foi criada pelo Instituto Mauricio de Sousa, em parceria com a 24ª Surdolimpíadas de Verão.

Sueli se comunica através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o meio de comunicação e expressão das pessoas surdas, segundo a Lei 10.436/2002. Em suas histórias, Sueli abordará temas comuns da sociedade surda, além de reforçar a importância da ibilidade e inclusão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência auditiva.

A criação da personagem era uma vontade antiga do desenhista Mauricio de Sousa e foi realizada com a nova edição do evento olímpico. A elaboração da personagem também contou com a participação de professores da Derdic, instituição sem fins lucrativos vinculada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A instituição atua na educação, empregabilidade e ibilidade de surdos, além de oferecer atendimento clínico para pessoas de baixa renda.

A edição deste ano das Surdolimpíadas de Verão vai até 15 de maio e está sendo realizada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com atletas surdos de 77 países. Eles disputam diversas modalidades, sendo 20 masculinas e 18 femininas.


Compartilhar