Inventores do Quênia criam braço robótico controlado pela mente
David Gathua e Moses Kinua criaram um braço robótico controlado por sinais cerebrais utilizando peças de computador descartadas e madeira reciclada

Por: Juliana Lima
Uma dupla de inventores de Nairóbi, no Quênia, criou um braço robótico controlado pela mente usando apenas equipamentos de segunda mão, como peças de computador descartadas e madeira reciclada.
Para construir a prótese, os jovens David Gathua e Moses Kinua, do condado de Kiambu, utilizaram conhecimentos adquiridos em livros e grupos de ciência do ensino médio. Segundo contam, eles se inspiraram em “filmes como Robocop” para desenvolver o protótipo, a interface digital e a modelagem do braço.
O braço robótico é “movido a sinais cerebrais”, usando conceitos avançados de Inteligência Artificial e de um sistema operacional computador-cérebro para conectar o usuário diretamente ao mecanismo. “Ele age de acordo com a maneira como você pensa”, explicou David em entrevista ao portal K-24.
“Se você pensa em levantar o braço ou acenar, a tecnologia o fará de acordo com o seu desejo. Apenas pensando em uma ação, um usuário pode operar um veículo, ligar e desligar as luzes, bem como operar um computador”, explicou o jovem.
Em entrevista à BBC News, a dupla disse que o objetivo da invenção é facilitar a vida de pessoas com deficiências físicas e motoras.
“Quase um milhão de pessoas vivem sem um membro superior ou inferior, então pensamos em como podemos ajudá-las a se locomover em suas atividades diárias”, disse Moses.
22/12/2021 @ 09:27
Isso é incrível.
Será que o clã branco da ciencia mundial, vai dar-lhes algum reconhecimento?
Será que algum “investidor”, “governo”, vão lhes procurar para alguma parceria?