História em quadrinhos retrata a realidade de seringueiros na Amazônia
HQ lançada pela FTD Educação e pelo WWF-Brasil narra a história de um jovem dividido entre o trabalho em uma grande empresa e a preservação da cultura de seringueiros de seu povoado natal

Por: Juliana Lima
Uma parceria inédita da FTD Educação com o WWF-Brasil resultou no lançamento de uma história em quadrinhos com um tema pouco usual, mas muito importante para a cultura brasileira: a realidade dos seringueiros da Amazônia.
Em ‘Mapinguari‘, a trama gira em torno de José, um jovem que retorna ao seu local de origem depois de muitos anos longe e redescobre a história de sua família e os valores locais: o folclore, o movimento seringalista, a cultura indígena e as riquezas da floresta amazônica.
Mas o personagem vive um dilema. Os negociantes de terras da empresa em que trabalha estão assediando os seringueiros do Seringal Santo Antônio, no interior do Acre. Sendo assim, José deve escolher entre o trabalho que abraçou como projeto de vida e a comunidade em que sua família vive e suas raízes foram formadas.
A história foi escrita por André Miranda, que é diretor de fotografia e roteirista de cinema. Já as ilustrações da HQ são do ilustrador, quadrinista e artista plástico Gabriel Góes. O livro conta ainda com dois posfácios para quem desejar aprofundar a leitura sobre o tema.
O objetivo da obra é trazer temas sensíveis, como a proteção ambiental e a proteção dos povos indígenas e sua cultura, de forma lúdica. O livro é indicado para ser trabalhado em sala de aula com crianças a partir do 9º ano. “É necessário levar aos alunos, aos professores e às famílias o modo de vida dos povos da floresta para exemplificar a convivência harmônica entre as atividades econômicas e a conservação do bioma”, explica Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.
Ciro Inácio Marcondes, doutor em comunicação e editor do blog Raio Laser, especializado em quadrinhos, é autor de um dos posfácios do livro. Segundo o crítico, o quadrinho traz “um mapeamento social, visual e psicológico das capitais e do interior das sociedades amazônicas”.
A FTD Educação lançou o book trailer do quadrinho, que pode ser visto no YouTube da organização.