60% dos brasileiros perderam familiar ou amigo para Covid-19

Compartilhar

Pesquisa “A cara da democracia” mostra que 60% dos entrevistados perderam “algum parente ou amigo próximo para a Covid-19”

60% dos brasileiros perderam familiar ou amigo para Covid-19
Foto: Adobe Stock

Dados da pesquisa “A cara da democracia”, que fez entrevistas presenciais em todas as regiões do Brasil, mostram que 60% dos entrevistados disseram que perderam “algum parente ou amigo próximo para a Covid-19”, ante 40% que responderam negativamente.

A pandemia de Covid-19, declarada oficialmente em março de 2020, já deixou mais de 673 mil mortos no Brasil, apontam números consolidados pelo consórcio de veículos de imprensa que condensa informações sobre a pandemia a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Com o discurso de prescrever remédios ineficazes contra o Covid-19, sabotagem de medidas de distanciamento social que vinham sendo aplicadas internacionalmente e sob acusações de atrasar a compra de vacinas que poderiam ter freado a letalidade da doença, o presidente  Jair Bolsonaro pode ter um alto custo a pagar aos 60% dos eleitores que perderam entes queridos ou amigos para a doença.

O fenômeno da rejeição ao presidente e pré-candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, é multifatorial; os casos da pandemia de Covid-19 fazem parte do índice que chegou a 55% dos que dizem não votar no presidente de jeito nenhum, segundo o Datafolha. A pesquisa, divulgada no fim de junho, também aponta o ex-presidente Lula (PT) com 35% de rejeição.

Fonte: O Globo


Compartilhar