5ª Virada Sustentável de São Paulo tem programação diversificada

Compartilhar

Virada

De 26 a 30 de agosto, o público vai conferir shows, exposições, grafite, bazar com produtos veganos, palestras e oficinas na 5ª edição da Virada Sustentável de São Paulo. Serão mais de 700 atividades envolvendo biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde. A programação completa está disponível no site do evento. Confira um resumo das principais atrações:

Abertura 

Na quarta-feira, dia 26 de agosto, a socióloga holandesa Saskia Sassen participa de um debate com o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki às 11h, no Auditório Ibirapuera. O encontro será mediado por Ana Carla Fonseca, assessora em economia criativa para a ONU. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora e meia de antecedência no local do evento.

Festival Como Virar Sua Cidade

Dentre os destaques, está a palestra do suíço Roman Gaus, do Urban Farmers, sábado (29), no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O espaço também vai receber Carolina Balparda, responsável pelo programa Cidade Educadora de Rosário (Argentina), exposição de “placemaking”, cinedebates, oficina de grafite para a terceira idade e até um eio de ônibus elétrico. 

Virada Zen 

Nos dias 29 e 30, o Auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera, recebe o SP + Zen – série de 13 palestras inspiradoras sobre como melhorar a cidade através do autoconhecimento. No sábado, participarão a Monja Coen e o Sri Prem Baba (em vídeo). A partir das 9h do domingo, o grupo Awaken Love vai conduzir uma meditação na cobertura do histórico Prédio Martinelli, o público vai conhecer o Just 1 Minute, prática de silenciar por um minuto algumas vezes ao dia.  

A artista Marcia Aftimus pintará um de colorir no Jardim do Museu da Casa Brasileira entre os dias 27 e 30 de agosto. No último dia de evento, a obra se transformará em 48 telas de 50×25 centímetros que serão entregues ao público. 

Programação infantil

No sábado (29), será realizada a oficina de culinária “Minichefs em Ação”, na Biblioteca Villa Lobos. Os participantes vão elaborar e executar receitas com alimentos naturais, aproveitando as partes que costumam ser descartadas, mas que contêm muitas vitaminas.

O Instituto Akatu realizará a Maratona Edukatu de Consumo Consciente no CEU Azul da Cor do Mar, sábado (29) e domingo (30), em Itaquera. Com repertório nacional, a Oficina de Alegria levará a Banda do Bloquinho para uma apresentação no Museu da Casa Brasileira no dia 29, às 11h. 

Na Praça Victor Civita, haverá feiras de troca de brinquedos promovidas pelo Instituto Alana. No Parque Villa Lobos, um dos destaques é o “Planetário Móbile” que convidará crianças e adultos para viajar pelos cosmos em uma cápsula. O parque também vai receber as cores e os sons da floresta com o espetáculo Bichos do Brasil, da Cia Pia Fraus. Quem estiver no Parque Água Branca, entre 28 e 30 de agosto, poderá assistir à Cia Teatral Sol, com o espetáculo “Mulambolambo”. A peça valoriza a gestualidade, animação e manipulação, sem diálogos verbais. 

As Fábricas de Cultura também fazem parte da programação infantil. As unidades de Brasilândia, Capão Redondo e Jardim São Luis vão receber o espetáculo “O Fantástico Laboratório do Professor Percival”, no dia 27, às 10h (Brasilândia), dia 28, às 10h (Capão Redondo) e 15h (Jardim São Luis). O Parque Ibirapuera terá oficinas de ecobags e móbiles, apresentações circenses com o grupo “A fabulosa Trupe de Variedades” e shows com a banda Caravana, dentre outras atrações. 

Extremos Sul – Coletivo Imargem

A Virada Sustentável vai ocupar os extremos Sul e Leste da cidade. A abertura da programação no extremo sul ficará por conta do sarau “Sobrenome Liberdade”, às 20h, no Relicário Rock Bar, dia 27. Estão previstas ainda uma Mostra de Teatro com a Cia. Humalada, exibição de filmes, oficinas de permacultura, cisterna e hortas, além da intervenção do artista plástico Mauro na empena do CEU Três Lagos, e a exibição do documentário “Sabotage: Maestro Do Canão” (2015), de Ivan 13P, na comunidade do Piraju (Grajaú).  

Extremo Leste – Arte e Cultura na Kebrada

Pela primeira vez, o tradicional encontro de grafite “Arte e Cultura na Kebrada” participará da Virada Sustentável na Zona Leste, a atração fará o encerramento da programação na região. As demais atividades estarão espalhadas por São Miguel Paulista, Jardim São Vicente, Jardim Pantanal, Jardim Santa Inês, Jardim Maia e Itaim Paulista. O público poderá participar de oficinas de PinHole, exibições de filmes, discotecagens, shows e rodas de conversas.

Encerramento 

A cantora Céu fará o encerramento da Virada Sustentável, no Parque Villa Lobos, domingo (30), às 16h. A entrada é gratuita. 

Serviço

5ª VIRADA SUSTENTÁVEL
26 a 30 de agosto de 2015
Grande São Paulo

e a programação completa

 


Compartilhar